Uruguai aplica goleada no Equador em estreia na Copa América

Uruguai aplica goleada no Equador em estreia na Copa América

16/06/2019 0 Por Thais Nogueira

Abrindo os trabalhos do grupo C, o Uruguai venceu com tranquilidade o Equador por 4 a 0.

Neste domingo, Uruguai e Equador se enfrentaram no Mineirão. A partida válida pela primeira rodada terminou com uma goleada uruguaia por 4 a 0.

A Celeste Olímpica encontrou no Equador um adversário tecnicamente mais fraco e não teve trabalho para conquistar seus primeiros três pontos. Nem mesmo o fato de Luís Suárez chegar a competição recém-recuperado de uma lesão no joelho, foi um problema. Além de uma assistência, o atacante foi responsável por marcar um dos gols da partida.

O jogo

O Uruguai começou cedo a desenhar a sua vitória. Com apenas cinco minutos de partida, uma falha da defesa equatoriana custou o primeiro gol uruguaio. Lodeiro recebeu passe de Suárez e mandou direto para o gol. Minutos depois, Suárez marcou, mas teve o gol anulado por impedimento.

Com um time lento, o Equador ainda viu sua situação piorar quando, aos 23 minutos, Quintero foi expulso. Inicialmente advertido com um amarelo após uma cotovelada em Lodeiro, o VAR acionou o árbitro ao entender que o lance era caso para cartão vermelho. E assim foi.  Lodeiro teve um sangramento no rosto e com isso, o cartão amarelo foi prontamente substituído pelo vermelho.

Com um a menos, a seleção equatoriana se tornou presa fácil para a Celeste. Uma cobrança de escanteio e mais um gol uruguaio: Godín escorou e a bola sobrou para Cavani, que de voleio fez 2 a 0 para o Uruguai aos 32 minutos.

Luisito Suárez ainda teve tempo para deixar o dele. No finalzinho, aos 44′, novamente a jogada aérea entrou em cena. Lodeiro cobrou escanteio e a bola ainda desviou em Cáceres antes de Suárez aparecer livre na área e fazer o terceiro para o Uruguai.

No segundo tempo, a retranca do Equador encontrou um Uruguai acomodado, apenas controlando o jogo. Aos poucos a Celeste foi aumentando e ritmo e voltou a ser mais ofensivo.

O goleiro uruguaio Muslera praticamente não trabalhou. A seleção equatoriana não levou perigo algum à ele.

O quarto e último gol foi contra. Na tentativa de desviar a bola da área, o zagueiro Mina acabou mandando para o próprio gol. O Uruguai ainda poderia ter marcado outros gols, mas a goleada parou no 4 a 0 mesmo.

Classificação

Temporariamente o Uruguai é o líder do grupo C, enquanto o Equador ocupa a quarta posição. Mas a tabela pode mudar. Amanhã, os demais adversários do grupo, Japão e Chile  jogam no Morumbi à partir das 20h.

Próxima rodada

O Uruguai tem pela frente o Japão no dia 20, na Arena do Grêmio, às 20h. Um dia depois, o estádio Fonte Nova receberá Equador e Chile, à partir das 20h.

Foto: Twitter oficial da seleção uruguaia/ @Uruguay