A+ R A-

Canelite: uma das principais lesões em atletas

 

 

     Sentir dor na canela na prática de atividades físicas significa estar com canelite? Ouvimos muito este termo no futebol, principalmente após as declarações do médico do Corinthians sobre a lesão de Alexandre Pato.


     Nem sempre. Nem toda dor na canela é sinônimo da doença. A canelite e a sobrecarga no tibial anterior são problemas distintos e muitos atletas ainda confundem os sintomas. A canelite é uma inflamação no periósteo (membrana que envolve os ossos) e é considerada uma das principais incômodos em atletas. 

     A inflamação ocorre por algum problema na mecânica da corrida, como por exemplo, a pronação excessiva do tornozelo, aplainamento exagerado, abrupto do arco do pé quando toca o chão e contração inadequada do músculo da panturrilha. Alguns atletas sentem dor na lateral da canela, precisamente na região do músculo tibial anterior, o que não caracteriza uma canelite. 

 

Canelite ESPORTESNET

Créditos: Divulgação



     A melhor forma de diferenciar o problema é avaliar as contrações dos músculos durante o exercício físico. Durante a corrida, se a dor ocorrer no momento em que o pé ainda está no ar, um pouco antes dele tocar o solo, esse problema não é canelite, mas sim, uma sobrecarga no músculo tibial anterior. Já na canelite, a dor é completamente interna e se manifesta, principalmente, quando o pé toca o chão. 

Atleta Feminino Dor CAnelite ESPORTESNET


    Para resolver o problema, um trabalho de fortalecimento pode ajudar em curto prazo, porém é preciso entender com exatidão o motivo dessa sobrecarga sob esse músculo, que em geral, acontece por conta de uma pisada errada. Uma dica é aterrissar o pé no chão próximo ao tronco, e não muito a frente do corpo, já que assim, o pé fica em posição mais neutra e não exige tanta força do músculo tibial.

 

ESPORTESNET Saude Bem Estar