A+ R A-

Na sexta, Di Grassi e Da Costa cravam voltas mais rápidas da história da categoria

 

 

Pilotos da Hero Motorsport fazem dobradinha nos treinos da sexta-feira

     A prova no anel externo do Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, promete ser das mais emocionantes de acordo com os próprios pilotos que participam da sexta etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car, a famosa Corrida do Milhão. Com largada às 11h30 do próximo domingo e transmissão ao vivo pela TV Globo, a etapa goiana é a mais importante do calendário e contará com um grid de 35 carros. No primeiro dia de treinos, o domínio coube aos pilotos da equipe Hero Motorsport, com Lucas Di Grassi cravando a melhor marca do dia e o português Felix da Costa conseguindo o segundo lugar. A dupla estabeleceu as duas voltas mais rápidas da história da Stock. O jovem e veloz Bruno Baptista, que faz sua estreia na categoria competindo pela Hero, ficou com a 19ª marca do dia – e mostrou grande satisfação com o rendimento do seu carro.

     Marcados para a parte da manhã, os treinos começaram apenas às 14h30 devido a reparos de última hora que foram necessários em uma emenda do asfalto e nos guard-rails, o que fez as equipes trabalharem em um ritmo frenético na preparação dos carros. “Eu não esperava ser o melhor já no primeiro dia por que o foco do time era trabalhar para melhorar o carro. Obviamente um resultado assim sempre é algo muito bom, mas não foi o que nós procuramos fazer. Nós buscamos a melhora do carro e o P1 é consequência disso. É assim que temos que trabalhar”, resumiu Di Grassi, que faz sua primeira temporada completa na Stock e já conta duas vitórias nas quatro provas que disputou.

     O piloto da Hero cravou a marca de 47s756 (média de 203,33 km/h), superando de longe o recorde anterior registrado ainda em 2000 por Xandy Negrão no circuito oval de Jacarepaguá. Na época, Negrão estabeleceu a pole position com a média de 196,061 km/h. Di Grassi disse que ainda há o que evoluir. “Dá para melhorar o carro ainda mais amanhã. E se nós pararmos de evoluir, os outros não vão. Então temos que continuar a trabalhar”.

     Depois de obter o primeiro pódio da Hero Motorsport em uma atuação espetacular, justamente na etapa de Goiânia de 2017, Felix da Costa veio ao Brasil com o claro intuito de obter sua primeira vitória na categoria – e de quebra levar para Cascais, sua terra natal, o cobiçado prêmio de um milhão de reais. O português também ficou feliz com o desempenho da equipe: “O Lucas e o Bruno estão rápidos também, nossos carros estão velozes. Mas hoje não vale nada. Temos que manter o foco, analisar tudo e continuar a melhorar o carro. Não podemos dormir (no ponto) aqui, por se que alguém melhora um décimo e você já perde posições”, resumiu.

     O jovem Bruno Baptista continua a surpreender positivamente. Depois de fortes atuações nas etapas anteriores, Baptista andou forte pela primeira vez no anel externo do traçado goiano – uma pista cujos segredos ele ainda está desvendando. “Meu primeiro dia foi positivo, conseguimos trabalhar bem e evoluir bastante no acerto. Então, estou feliz com o que fizemos”, resumiu ele. “Eu dei uma erradinha na minha volta com pneu bom, mas isso é normal nessa fase. O carro mostrou muito potencial nestes treinos livres. Então acho que foi um dia bem interessante em termos de desenvolvimento do carro. O importante agora é manter o ritmo forte do trabalho e focar no que pode ser melhorado para amanhã. O dia de hoje foi muito bom. Amanhã espero que seja ainda melhor”, finalizou o veloz estreante da Hero Motorsport.

     Sobre os reparos feitos na pista, os pilotos ressaltaram a necessidade de muita atenção durante a prova de domingo. “Temos que melhorar ainda mais a pista, colocar mais pneus (nas barreiras de proteção) nas área perigosas”, disse Di Grassi. “Essa será uma corrida especial. Todo mundo tem que se respeitar ao máximo na pista, isso é mais importante do que qualquer outra coisa, principalmente naquela parte mais nova, que é a mais perigosa do circuito”.

     A programação da Stock Car neste sábado começa às 9h15, com a terceira sessão de treinos livres. As tomadas de tempo para definição do grid de largada acontecem a partir das 12h, com transmissão ao vivo pela Sportv.

 

343194 813428 hero goiania milhaI o2018 victoreleuterio 1113