A+ R A-

A vida depois dos 60

 

Terceira Idade Atividade Fisica 01

 

     Século XXI, uma tecnologia avançada que promete proporcionar beleza eterna. Falando assim, até parece que estamos contanto as estórias da Disney, mas segundo as pesquisas, vamos envelhecer mais bonitos, sadios e por mais tempo.

      A palavra envelhecer assusta algumas pessoas, para outras, a palavra é amadurecimento. Mas atualmente, os idosos estão querendo alcançar a velhice com saúde, disposição e amadurecimento. Cada vez mais vemos a terceira idade praticando atividades físicas. Segundo o Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a expectativa de vida aumentou, e isso faz com que as pessoas se preocupem mais com o seu bem estar.

      Esqueçam aquela visão que tínhamos dos nossos avós cuidando dos seus netinhos, fazendo bolinhos de chuvas, contanto estórias na cadeira de balanço e fazendo tricô.

      É normal nos depararmos com idosos frequentando academias, e/ou praticando algum esporte, mesmo que seja uma caminhada na parte da manhã. Eles estão bem mais preocupados com sua beleza, hábitos alimentares e o visual. O esporte é um meio de voltar à convivência social, ter amigos, se sentirem mais úteis, e curtir o tempo livre.

     De acordo com Tatiana Oliveira, Personal Training, os resultados para os idosos que praticam esportes são benéficos, pois aumenta a força muscular, melhora a coordenação motora, o equilíbrio, melhora a qualidade de vida, diminuindo a depressão na terceira idade. Ela também explica que os exercícios ajudam a aumentar a massa muscular diminuindo a osteoporose e ajudando na absorção do cálcio. A prática de esportes na terceira idade diminui níveis de colesterol, glicemia, triglicérides, reduzindo os riscos de doenças cardíacas.

     Terceira Idade Atividade Fisica 02

     A Personal explica que é importantíssimo fazer exames antes da pratica de qualquer atividade física. A procura de um cardiologista é fundamental para começar a se exercitar. “É importante fazer uma avaliação cardiológica antes de começar os exercícios”, comenta Tatiana. 

 

ESPORTESNET Saude Bem Estar