A+ R A-

Nó Tático na Copa - 17 de junho

 

 

 

1 Vitoria COS X SER Copa 2018 17 junho ESPORTESNET Getty Images 001

 

     Abrindo os trabalhos do Grupo E a escola Sérvia e a sensação da última Copa do Mundo, aqui no Brasil, mas dentro de campo, a sensação estava apagada, com pouca criatividade no meio de campo e uma defesa lenta. A Sérvia com sua tradicional escola herdada da antiga Iugoslávia mostrava disciplina tática e qualidade nos passes, o que a fazia chegar com constância no campo de ataque.

 

1 Vitoria ALE X MEX Copa 2018 17 junho ESPORTESNET Getty Images001

 

     Os atuais campeões do mundo caíram diante do México na estreia da Copa do Mundo. Os mexicanos fizeram 1 a 0, gol de Hirving Lozano, no primeiro tempo e se defenderam com eficiência durante o restante do jogo. Com 22 anos, Lozano é o jogador mais novo da seleção mexicana.

     A Alemanha passou a maior parte do jogo no campo do adversário, mas teve poucas chances reais de gol. Com a vitória, o México lidera o Grupo F com 3 pontos. A Alemanha é a lanterna, com uma derrota e nenhum ponto ganho. O Grupo F cruzará com o Grupo E, o grupo do Brasil, nas oitavas de final.

 

1 EMpate BRA X SUI Copa 2018 17 junho ESPORTESNET Getty Images001

 

    Enfim o Brasil...a seleção pentacampeã do mundo estreou contra uma Suiça diferente de outros tempos:  mais organizada, ofensiva, trabalhando a boa na linha de frente, já o Brasil:  desorganizado, errando muitos passes e pouca movimentação da linha ofensiva. Neymar apanhou muito e jogou pouco, Marcelo deveu uma atuação a altura do maior lateral do mundo na atualidade. Colocar a arbitragem como vilão é no mínimo querer encontrar o boi de piranha para a fraca estreia de nossa seleção.

     O destaque positivo foi o golaço de Philippe Coutinho no primeiro tempo. O meio-campo foi eleito o melhor jogador da partida pela Fifa. Ao Brasil precisa melhorar a aproximação de seus lateriais e o trabalho de meio de campo com Neymar, Coutinho e Paulinho deve ser mais rápido, com uma transisão que não permita que o adversário marque com tanta facilidde como vimos na estreia. Gabriel Jesus joga muito, mas na marcação suíça ficou escondido e acuado.

     O Brasil buscará a recuperação contra a Costa Rica, na próxima sexta-feira (22), às 9h.

 

No Tatico Fernando Alves Firmino ESPORTESNET 2015

 

E a Copa já emociona

 

     O futebol é mágico, sua magia extrapola os parâmetros que nos são estabelecidos. E quando chegamos a uma Copa do Mundo estes níveis ficam mais extraordinários ainda.

     No primeiro dia a Rússia surpreendeu até mesmo jogando contra um adversário que é super regular, sempre perde, como a Arábia Saudita, os donos da casa mostraram um futebol diferente do que vinha apresentando e o resultado foi um 5 a 0 inédito em jogos de abertura de copas. 

     Chegamos ao segundo dia...e que dia...começou com um Egito e Uruguai para fechar a primeira rodada do Grupo A com Cavani e Suares levando a Celeste e Salah infelizmente no banco...o faraó ainda sente a lesão e ao final deu Uruguai com gol de Gimenez. No segundo jogo do dia, começou o Grupo B e começou com um show de horror...sabe quando você quer ir ao cinema e pega uma fila enorme e fica sofrendo, pois tem a expectativa de um grande filme? Isto foi Marrocos e Irã, um jogo muito ruim que foi decidido aos 49' do 2ºT com um gol contra do marrroquino Bouhaddouz e dando a vitória ao Irã.

     Mas ai você andou e sofreu naquela fila gigante e finalmente chegou a hora de assistir o filme que você aguardou...no caso: Portugal e Espanha.

     Em uma partida de alto nível técnico e seis gols, Portugal e Espanha empataram por 3 a 3. Apesar de ter conquistado apenas um ponto, Portugal não deixou a Espanha liderar o grupo B e as duas seleções seguem favoritas para avançar para as oitavas-de-final. 

     O camisa 7 português, Cristiano Ronaldo, foi o nome do jogo. Converteu o pênalti sofrido por ele, marcou com a bola rolando e, no final, garantiu o empate de Portugal com uma cobrança de falta perfeita. CR7 é daqueles jogadores que é um privilégio poder dizer que o viu atuar...chutou somente quatro bolas ao gol e fez três gols. 

     A Espanha foi melhor durante quase toda a partida, uma seleção que todos temiam que ficasse abalada pela demissão de Lopetegui, o que não ocorreu, sob o comando do ídolo Fernando Hierro, a equipe teve 67% de posse de bola e as melhores chances de gol. Mas não é à toa que Cristiano Ronaldo carrega a fama e o posto de melhor jogador do mundo. No final, comemorou o empate como se fosse uma vitória. Se valeu apena aguadar? Claro...que jogo, digno de uma Copa do Mundo...que venham mais...

 

ESP  X POR Futebol Copa do Mundo Grupo B 1 001

 

     ESP  X POR Futebol Copa do Mundo Grupo B 1 006

Raio X das 5 estrelas - A Copa de Garrincha: 1962

 

Olá galera do portal democrático do esporte tudo bem com vocês? Eu Pedro Andrade, trarei pelos próximos dias uma série de textos, para detalhar como foram as cinco conquistas brasileiras em copas do mundo. O Raio-X de hoje é sobre a copa do mundo de 1962, que aconteceu no Chile.

 

     A setima edição da Copa do Mundo da FIFA, aconteceu durante os dias 30 de maio até o dia 17 de junho de 1962. O evento foi sediado no Chile, tendo partidas realizadas nas cidades de  Arica, Rancagua, Viña del Mar e Santiago (Ñuñoa). Conhecemos a copa hoje com 32 seleções mas em 1958 jogaram apenas 16, sendo 10 delas do continente europeu. Logo abaixo a lista das participantes dessa edição.

 

Chile 

Alemanha Ocidental

Bulgaria

Espanha

Tchecoslováquia

Hungria

União Soviética

Iugoslávia

Inglaterra

Italia

Suiça

Argentina

Brasil

Colombia

México

Uruguai

 

   Curiosidade: as seleções da Bulgária e da Colômbia faziam sua primeira participação na competição.

 

O CAMINHO ATÉ O CHILE

 

    O Brasil como atual campeão do mundo, não precisou buscar a sua vaga na copa de 1962 por meio de eliminatorias. Graças a conquista de 1958 (cuja qual tem texto aqui) a nossa seleção consegiu a vaga direta para a copa no Chile.

 

PREPARAÇÃO PARA A COPA

   Depois da campanha vitoriosa de 1958 o então presidente da Confederação Brasileira de Desportos (CBD, atual CBF), João Havelange decidiu repetir todos os passos do planejamento anterior para a conquista do bi campeonato.

  A comissão técnica era quase a mesma de 58. Uma das poucas mudanças foi no cargo de técnico. Saiu Vicente Feola, que sofria de nefrite aguda (Doença renal) e problemas cardíacos. No seu lugar entrava Aymoré Moreira (antes de assumir a seleção foi treinador do Palmeiras). O time também contava com muitos jogadores da campanha anterior, mesmo aqueles já na época com idade mais avança: Nilton Santos (37 anos), Didi (32), Djalma Santos (33), Zito (29), Zagallo (30), entre outros. De fato, a média da seleção era de mais de 27 anos, um número considerado alto.

 

OS 22 GUERREIROS

 

     Depois dos cortes a lista que era de 41 jogadores, acabou com 22 atletas indo para a copa. Todos eles jogavam no Brasil e em clubes do Rio de Janeiro ou de São Paulo. 

JOGADORES DE CADA CLUBE QUE FORAM CONVOCADOS

 

     Logo uma lista com todos os jogadores que participaram da copa de 1958 devidamente descriminado pelos seus clubes.

 

PAULISTAS

Palmeiras: Do Verdão tivemos três convocados. O lateral Djalma Santos, o meio-campo Zequinha e o atacante Vavá. 

Portuguesa: A Lusa foi representada nessa copa pelo atacante Jair da Costa.

Santos: Do Peixe foram sete jogadores para o Chile, mais do que o dobro do numero representado na Suécia. Foram para a copa, o goleiro Gilmar, o zagueiro  Mauro, os meias Zito e Mengálvio,e o trio de ataque: Pelé, Pepe e Coutinho.

São Paulo: O Tricolor teve como seus representantes no Chile os zagueiros Jurandir e Bellini.

 

CARIOCAS 

Bangu: O tradicional Bangu teve um jogador convocado nessa seleção campeã. Foi o zagueiro Zózimo. 

Botafogo: O Fogão teve cinco jogadores convocados. O lateral Nilton Santos, o meia Didi, e o seu poderoso trio de ataque: Garrincha, Amarildo e Zagallo. 

Fluminense: O Flu teve três jogadores convocados o goleiro Castilho e os laterais Jair Marinho e Altair. 

 Curiosidade: Não tivemos jogadores do Corinthians, Flamengo e Vasco na lista de Aymoré Moreira.

A COPA 

      Finalmente chegou a hora de falarmos sobre os jogos. O Brasil caiu no grupo 3 junto com Espanha, México e Tchecoslováquia.

     No dia 30 de maio a nossa seleção fez sua estréia contra o México, no estádio Sausalito, na cidade de Viña del Mar, para 10.484 torcedores. O Brasil venceu pelo placar de 2 x 0 com gols no segundo tempo. O primeiro de Zagallo aos 11 minutos e Pelé aos 28.

      O segundo jogo foi no dia 2 de junho, 14.903 torcedores viram o 0 x 0 protagonizado entre Brasil e Tchecoslováquia no o estádio Sausalito, na cidade de Viña del Mar.

      No terceiro jogo um "vira,vira,virou!" para cima da Espanha. A nossa seleção venceu pelo placar de 2 x 1.Os Espanhois terminaram o primeiro tempo na frente do placar com gol de Rodrigues aos 35. Mas com dois gols de Amarildo no segundo tempo, O primeiro aos 27 minutos e o segundo aos 41, o Brasil carimbou a sua vaga para as quartas de final.

      O Brasil terminou a primeira fase como líder do grupo 3 somando 5 pontos ( a vitória valia 2 pontos e o empate 1) a outra classificada foi a Tchecoslováquia  com três pontos.

      Nas Quartas de final do Brasil teve pela frente a Inglaterra. Onde 17.736 acompanharam em Viña del Mar, a nossa seleção vencer pelo placar de 3 x 1. Um show de Garrincha que foi para a rede duas vezes. A primeira aos 31 minutos do primeiro tempo e a segunda aos 11 do segundo. O gênio das pernas tortas, marcou o primeiro e o terceiro. Quem fez o segundo gol foi Vavá aos 8 do segundo tempo. O gol inglês foi marcado ainda no primeiro tempo aos 38 minutos com Hitchens. 

      Na semi tínhamos pela frente os donos da casa o Chile. Mas quem parecia que estava jogando em casa foi a nossa seleção que venceu pelo placar de 4 x 2. Os gols Brasileiros foram marcados por Garrincha aos 9 e aos 32 minutos do primeiro tempo e Vavá aos 2 e aos 33 minutos do segundo tempo. O Chile marcou com Toro aos 42 do primeiro tempo e Sánchez aos 16 do segundo tempo, em cobrança de pênalti.

      A grande final foi contra a Tchecoslováquia. Na frente de 68.679 torcedores no Estádio Nacional em Santiago (mesmo palco da semi), no dia 17 de junho de 1962. O Brasil tomou um susto logo aos 15 do primeiro tempo com os Tchecos abrindo o placar com o gol de Masopust . Mas logo aos 17 Amarildo já deixava tudo igual. O primeiro tempo acabou em 1 x 1. No segundo tempo o Brasil foi pra cima e com gols de Zito aos 21 minutos e Vavá aos 33 

BRASIL BI-CAMPEÃO DO MUNDO - 1958 - 1962 

 

TÍTULOS INDIVIDUAIS

 

     Pelo Brasil Garrincha foi eleito Bola de Ouro daquela Copa do Mundo FIFA. Tivemos o All- Star Team, onde tivemos 5 Brasileiros entre os 11 melhores jogadores de cada posição. Foram eles: Djalma Santos (Melhor Lateral), Zagallo e Zito (Melhores Meias) e Vavá e Garrincha (Melhores Atacantes).

    Apesar de termos trazido muitos gols do Brasil nesse texto o artilheiro foi Iguslavo Dražan Jerković, com 5 gols. Apenas 1 de diferença para a dupla Garrincha e Vavá que terminaram com 4 gols cada um. 

    Essa foi a história da Copa de 1962 a segunda estrela em nossa camisa. Gostou? compartilhe o conhecimento com seus amigos. Nos vemos na quarta onde irei falar sobre o TRI em 70. (Dessa copa tem muita coisa pra falar)

 

Futebol Copa 1962 ESPORTESNET Brasil 001

 

As vésperas da Copa, Lopetegui é demitido da seleção espanhola

 

     Ele foi anunciado como novo treinador do Real Madrid no dia 12 de junho e no dia 13 já esta fora da Copa do Mundo. Lopetegui não é mais o treinador da Espanha, isso as vesperas da estreia da Fúria no torneio, dia 15 frente a Portugal.

     "Nos vimos obrigados a prescindir do técnico nacional. Nós lhe desejamos a maior das sortes. O que consiga a seleção terá a ver com o trabalho que ele desenvolveu", disse Luis Rubiales, presidente da RFEF.

     "A RFEF, a seleção, é dos espanhóis, e essa é uma decisão difícil de tomar. A negociação aconteceu sem a RFEF saber. Fomos comunicados da decisão apenas cinco minutos antes de uma nota oficial (do Real Madrid)", explicou.

     A revelação de que o ex-goleiro seria o substituto de Zinedine Zidane no comando do clube merengue caiu como uma bomba na Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF).

     Presidente da entidade, Luis Rubiales não compareceu ao Congresso da Fifa, que acontece nesta quarta, para se dirigir diretamente a Krasnodar, onde a Espanha está concentrada.

     Segundo o diário Marca, os jogadores - especialmente os capitães - exigiram a permanência de Lopetegui como técnico após a ótima campanha invicta nas eliminatórias europeias e também em recentes amistosos preparatórios ao Mundial na Rússia.

     Nem assim o presidente demoveu da ideia. "Não me sinto traído", garantiu o dirigente. "Estou convencido de que Julen teria outra sorte se as coisas tivessem acontecido de outra maneira".

     "Peço a todos os espanhóis que apóiem a equipe", disse Rubiales. "Todos estamos afetados. Tem que pensar no melhor para a entidade, para a RFEF e a seleção. A partir desta tarde, estaremos todos juntos para remar à frente".

 

julen-lopetegui-spain-italy-wc-qualifiers fx1g17qej0qa1vju4bop7kfl5

 

Fonte: ESPN

Taboão: Abertas inscrições para aulas gratuitas de capoeira

Por Ricardo Lima

     A Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, está com inscrições abertas para aulas gratuitas de capoeira ministradas pelo mestre Kiko para crianças a partir dos 7 anos. As aulas são realizadas no Cepim, ginásio Ayrton Senna e na quadra do Saporito, todos os dias da semana, no período da manhã e a tarde.

     As aulas de capoeira com o mestre Kiko acontecem no período da manhã e tarde de segunda, quarta e sexta, das 10h às 11h30 e das 15h às 16h30, no Cepim, terça e quinta, das 10h às 11h30 e das 13h20 às 15h, na quadra do Saporito, e segunda, quarta e sexta, das 13h30 ás 15h e das 13h às 14h30, no ginásio Ayrton Senna.

     Para se inscrever é necessário ter no mínimo 7 anos, masculino ou feminino, precisa levar aos núcleos de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, duas fotografias 3x4, cópias do documentos como comprovante de residência e RG. Nos locais, tem outras atividades esportivas como karatê, zumba, ginastica e judô.

CAPOEIRA

     A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.

     Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar.

     Considera-se que a capoeira tenha surgido em fins do século XVI no Quilombo dos Palmares, situado na então Capitania de Pernambuco.

     A Roda de Capoeira foi registrada como bem cultural pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) no ano de 2008, com base em inventário realizado nos estados da Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro, considerados berços desta expressão cultural. E em novembro de 2014, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

 

Serviço:

Aulas de Capoeira

Cepim

Endereço: Avenida Doutor José Maciel, 708 – Jd. Maria Rosa

Treinos: Segunda, quarta e sexta, das 10h30 às 11h30 e das 15h às 16h30

Telefone: (11) 4788-5888

 

Quadra do Saporito

Endereço: Rua Marechal Floriano Peixoto, 242- Jd. Saporito

Treinos: Terça e quinta, das 10h às 11h30 e das 13h20 às 15h

Telefone: (11) 4139-1560

 

Ginásio Ayrton Senna

Endereço: Rua José Francisco dos Santos, 120, Jd. Helena

Treinos: Segunda, quarta e sexta, das 13h30 às 15h e das 13h às 14h30

Telefone: 4787-3476/ 4787-3817

 

Foto 01 - Secretaria de Esportes está com inscrições abertas para as aulas gratuitas de capoeira