A+ R A-

Raio X das 5 estrelas - O TRI de 1970

Olá galera do portal democrático do esporte tudo bem com vocês? Eu Pedro Andrade, trarei pelos próximos dias uma série de textos, para detalhar como foram as cinco conquistas brasileiras em copas do mundo. O Raio-X de hoje é sobre a copa do mundo de 1970, que aconteceu na México. 

    A nona edição da Copa do Mundo da FIFA, aconteceu durante os dias 10 de junho até dia 29 de junho de 1958. O evento foi sediado no México, tendo partidas realizadas nas cidades  Guadalajara, León, Cidade do México, Puebla e Toluca. Conhecemos a copa hoje com 32 seleções mas em 1970 jogaram apenas 16, sendo 9 delas do continente europeu. Logo abaixo a lista das participantes dessa edição.

México

Alemanha Ocidental

Bélgica

Bulgária

Brasil

El Salvador

Inglaterra

Itália

Israel

Marrocos

Peru

Romênia

Suécia

Tchecoslováquia

União Soviética

Uruguai

Curiosidade: As seleções de El Salvador, Israel, e Marrocos faziam sua primeira participação na competição.

O CAMINHO ATÉ O MÉXICO

     O Brasil antes de chegar a copa teve que passar pelas eliminatórias da CONMEBOL. 10 Seleções da América do Sul, divididas em 3 grupos, um grupo de 4 seleções e outros dois com 3 equipes,  em partidas ida e volta. O primeiro colocado de cada grupo iria para a Copa do Mundo. 

      O Brasil caiu no grupo B com Paraguai, Colômbia e Venezuela. O Brasil venceu as 6 partidas e terminou as eliminatorias na liderança do grupo B com 12 pontos, 23 gols feitos e 2 sofridos.

OS 22 GUERREIROS

 Esse foi o primeiro elenco campeão com jogadores de outros clubes sem ser do eixo Rio-São Paulo. Na lista tivemos jogadores também de Grêmio, Cruzeiro e Atletico Mineiro.

JOGADORES DE CADA CLUBE QUE FORAM CONVOCADOS

 Logo fiz uma lista com todos os jogadores que participaram da copa de 1970 devidamente descriminado pelos seus clubes.

PAULISTAS

Corinthians: Do Timão foram convocados dois jogadores o goleiro Ado (camisa 12) e o Meia Rivellino (camisa 11).

Palmeiras: Do Verdão tivemos dois jogadores, o goleiro Leão (camisa 22) e o zagueiro Baldocchi (camisa 14).

Portuguesa: A Lusa foi representada nessa copa pelo lateral Zé Maria, que vestia a camisa 21.

Santos: Do Peixe foram três jogadores para o México. O zagueiro Joel (camisa 17), o meia Clodoaldo (camisa 5) e o 10 da seleção o maior de todos os tempo Pelé. 

São Paulo: O Tricolor teve apenas o meia Gérson, camisa 8 da seleção.

CARIOCAS

Botafogo: O Fogão teve três jogadores convocados. O meia Paulo Cézar (camisa 18), e os  atacantes Jairzinho (camisa 7) e Roberto (camisa 13).

Flamengo: O Mengão teve apenas um jogador na lista, o zagueiro Brito (camisa 2).

Fluminense: O Flu teve dois jogadores na lista de Zagallo, o goleiro Félix (camisa 1), o lateral Marco Antônio (camisa 6).GAUCHO

Grêmio: O tricolor gaucho foi representado pelo lateral esquerdo, Everaldo, que foi o camisa 16 da seleção de Zagallo

MINEIROS

Cruzeiro: A raposa teve dois defensores representando o clube. Foram eles Piazza (camisa 3) e Fontana (camisa 15). O atacante Tostão também era jogador do Cruzeiro na época e foi convocado para a copa.

Atlético: O galo teve o atacante Dario, que representou a seleção com a camisa 20.

 

A COPA 

  Finalmente chegou a hora de falarmos sobre os jogos. O Brasil caiu no grupo 3 junto com Inglaterra, Romênia e Tchecoslováquia.

     No dia 3 Junho a nossa seleção fez sua estréia contra a Tchecoslováquia, no estádio Jalisco, na cidade de  Guadalajara, para 52.897 torcedores. O Brasil venceu pelo placar de 4 x 1 com dois gols de Jairzinho, um de Pelé e um de Rivellino. O gol Tcheco foi marcado por Petráš. 

Gols do jogo

  O segundo jogo foi no dia 7 de junho, 66.843 torcedores viram a vítoria do Brasil emcima da Inglaterra pelo placar de 1 x 0 com gol de Jairzinho no estádio Jalisco, na cidade de  Guadalajara.

Gol do Brasil

     No terceiro jogo o Brasil encarou a Romênia e venceu pelo placar de 3 x 2 no estádio Jalisco, na cidade de  Guadalajara. Os gols do Brasil foram marcados por Jairzinho e Pelé que marcou duas vezes. Os gols Romenos foi marcado por Dumitrache e Dembrovschi. 

Gols 

     O Brasil terminou a primeira fase como líder do grupo 3 somando 6 pontos ( a vitória valia 2 pontos) a outra classificada foi a Inglaterra com 4 Pontos.  

     Nas Quartas de final do Brasil teve pela frente o Peru. Onde 54.233 acompanharam em Guadalajara., a nossa seleção vencer pelo placar de 4 x 2. Os Brasileiros marcaram com Rivellino, Jaizinho e Tostão duas vezes. Os gols Peruanos foram marcados por Gallardo e Cubillas.

Gols 

     Na semi tínhamos pela frente o Uruguai, novamente em Guadalajara para 51.261 torcedores. O Brasil venceu pelo placar de 3 x 1 de virada. A seleção celeste abriu o placar com Cubilla. Os gols da nossa seleção marcados por Clodoaldo, Jairzinho e Rivellino.

Gols

    Curiosdade: Na outra semifinal ocorreu o chamado jogo do século, disputado entre as equipes da Alemanha Ocidental e da Itália. A partida permanecia 1 a 0 para a Itália até os 90 minutos, quando Karl-Heinz Schnellinger empatou a partida e levou a decisão para a prorrogação. Nessa prorrogação, ambas as seleções protagonizaram uma sucessão de viradas de placar até que a Itália firmou a vitória em 4 a 3. Esta partida é tida como a única em todas as Copas a ter 5 gols feitos na prorrogação.

Gols

   A grande final foi contra a Itália. Na frente de 107.412 torcedores no Estádio Azteca, na capital Cidade do México. Foi um massacre 4 x 1. O Brasil marcou com Pelé, Gerson, Jairzinho e Carlos Alberto. O gol Itáliano foi marcado por Boninsegna.

Gols 

BRASIL TRI CAMPEÃO MUNIDAL DE FUTEBOL. 1958-1962-1970. E ASSIM O BRASIL CONQUISTA A TAÇA JULES RIMET. A TAÇA FOI ROUBADA EM 1983(Essa historia merece um off topic que contarei aqui logo menos).

 

TÍTULOS INDIVIDUAIS

   Pelo Brasil Pelé foi o melhor jogador da competição e Gerson o segundo melhor. Jairzinho foi o Chuteira de Prata com 7 gols marcados. O Artilheiro foi o Alemão Gerd Müller com 10 gols.

FATOS HISTORICOS

Foi uma copa onde muita coisa mudou a historia do futebol, acompanhe a lista abaixo.

- Foi a primeira Copa do Mundo que passou a ter substituições durante as partidas. Só poderiam ser feitas 2 substituições por equipe no decorrer das partidas. A primeira seleção a estrear o formato foi a URSS, que, na partida inaugural do mundial diante do México colocou Puzach no lugar de Serebryanikov no intervalo da partida.

- Também foi a primeira Copa do Mundo em que os árbitros passaram a utilizar os cartões amarelo e vermelho para advertência e expulsão de atletas.- Foi a primeira Copa do Mundo a ser televisionada via satélite para todo o mundo. No total, 50 países de todo o mundo assistiram ao evento. No Brasil, um pool de imprensa foi feito entre a Rede Tupi, Rede Globo e REI.

- Foi a primeira Copa do Mundo que teve a bola oficial do torneio, fabricada pela Adidas. Foi a bola Telstar, a famosa bola de pentágonos pretos e hexágonos brancos. Utilizada com sucesso na Eurocopa de 1968, ela foi utilizada por razões simples: seu desenho e suas cores facilitariam sua visualização nos aparelhos de TV em preto-e-branco, maioria na época. Esta bola virou o esterotipo para a bola de futebol no imaginario comum.- Curiosamente, a Telstar teve edições com cores variadas utilizadas nas partidas. Nos jogos Alemanha X Bulgária e México X El Salvador, ambas na 1ª fase e na quarta-de-final Alemanha X Inglaterra, a cor da bola era marrom clara. E na semifinal Itália X Alemanha, a bola usada no 1° tempo da partida era branca. Só depois a bola original foi utilizada no restante do jogo.

- Ocorre o 1ª confronto em que nenhuma das duas seleções são européias ou sul-americanas. O confronto aconteceu entre México e El Salvador.

  Essa foi a historia da Copa de 1970 a terceira de nossas cinco estrelas. Gostou? compartilhe o conhecimento com seus amigos. Nos vemos na Terça onde irei falar sobre o TETRA em 1994.

 

Futebol Copa 1970 ESPORTESNET Brasil 001