A+ R A-

Inchaço nas pernas. Saiba mais...

ESPORTESNET Saude Bem Estar Inchaco Pernas 002

     Um dos problemas que acometem muito as mulheres, o inchaço nas pernas...realizei  uma pesquisa e trouxe algumas informações que podem lhe ajudar na identificação do problema e na prevenção, mas sempre deve-se procurar um médico.

 

O que é:

     O inchaço nas pernas é uma retenção de líquidos, geralmente causada pela má circulação sanguínea que afeta, principalmente, os idosos e as mulheres grávidas. Ela pode ser causada por situações como alterações hormonais, sedentarismo, doença renal e doença cardíaca. Nem sempre é grave, mas deve-se estar atento a este sinal, pois, quando é constante, pode necessitar de tratamento médico.

     As pernas inchadas e vermelhas ou "vazando" água são mais comuns em idosos com problemas circulatórios. Quando isto ocorre, deve ser avaliado pelo médico para que seja definido o tratamento. Em alguns casos, compressas de água morna podem aliviar a área vermelha e inchada. Em outros, pode ser indicado até mesmo antibiótico, por se tratar de uma infecção conhecida como Erisipela. 

Perna inchadas após o parto

     Ficar com as pernas inchadas após o parto é normal e isto se deve ao extravasamento de líquido dos vasos sanguíneos para a camada mais superficial da pele.

     Este inchaço das pernas dura de 7 a 10 dias e pode ser amenizado se a mulher caminhar mais, beber bastante água ou tomar algum suco diurético, por exemplo.

Pernas inchadas no fim do dia

     Ficar com as pernas inchadas no fim do dia pode indicar que o indivíduo tem que se movimentar mais e tem que melhorar sua alimentação, evitando o sal e os alimentos ricos em sódio, como os industrializados. Esse mal atinge principalmente os sedentários e, para combatê-lo, uma boa dica é comer alimentos que tenham ação diurética, como a melancia, o melão e o pepino, dentre outros.

    Apesar de não parecer, quanto mais água consumir, melhor. Seja ela natural, nos sucos ou nos chás, o importante é manter o organismo devidamente hidratado.

    O acúmulo de líquidos no corpo pode ser causado por uma circulação sanguínea deficiente e, quando isto não é devidamente tratado, a pele, por ficar mais frágil, pode ser acometida por inflamação e até mesmo infecção. 

     Procure sempre um médico clínico geral ou vascular para a avaliação do inchaço.

 

ESPORTESNET Saude Bem Estar Inchaco Pernas 001

Conheça algumas causas do inchaço nas pernas:

     Varizes –   Elas são uma das causas do inchaço nos membros inferiores. “São veias que estão incompetentes, que não permitem que o sangue retorne da perna. A pessoa vai acumular líquidos, porque o sangue não está voltando adequadamente”, explica Camiz, que também é geriatra.

     Viagens longas –   Sejam elas feitas de ônibus ou avião: ficar com as pernas paradas durante muito tempo faz com que elas inchem. “Para o sangue descer até o pé, todo santo ajuda, mas para que ele volte é preciso movimentar as pernas. É a musculatura da panturrilha que vai massagear as veias para fazer o sangue circular, é como se fosse a panturrilha fosse o ‘coração’ da perna”, explica Camiz.

     Segundo ele, nada no corpo foi feito para ficar parado. “Quando fica parado, coagula. Se a pessoa fica com a perna parada, o sangue fica parado e coagulado lá. Quando se solta, faz o caminho por dentro dos vasos até o pulmão, e se esse coágulo for muito grande, pode causar um problema respiratório grave e levar até à morte. Esse é o principal medo de quem viaja de avião”, explica.

    Trombose –   Inchaço nas pernas também pode ser indicativo de trombose. “A queixa é de uma hora para outra, que houve um inchaço e dor na perna que apareceu rápido. O ideal é ir para o pronto-socorro fazer um exame, pois pode ser que seja um coágulo”, explica o especialista do Hospital das Clínicas.

    Doenças cardíacas, como a insuficiência –   Camiz explica que, se o coração não bombeia o sangue de forma adequada, ele vai acumular. “É como se o sangue ficasse represado, então incha o corpo de uma forma geral. Aparece mais nas pernas apenas por uma questão gravitacional”.

   Mau funcionamento da tireóide –   O hipotireoidismo, quando a tireoide não funciona bem, causa inchaço no corpo todo, mais visivelmente nas pernas. “Mas esse inchaço não é exatamente por extravazamento de líquido, mas por depósito de uma proteína na região do subcutâneo. É um inchaço duro, diferente daquele que fica com a marca da meia no final do dia”, explica o clínico geral.

    Anticoncepcionais –   Segundo Camiz, anticoncepcionais a base de estrógeno costumam causar um pouco de inchaço, mas ele não é grande e é generalizado, sendo visualizado mais nas pernas por conta do efeito da gravidade.

     Verão –   Segundo o clínico geral, o tempo quente propicia o inchaço das pernas por dois motivos. “Normalmente as pessoas tomam muita água, até mais do que o necessário, então acumula-se líquido no corpo. Em segundo lugar, o calor faz com que as artérias que levam o sangue para a periferia fiquem mais cheias de sangue”, diz ele, acrescentando que movimentar as pernas ajuda a desinchar. “As pessoas ficam mais indispostas por conta do calor, então mexem menos a perna também”, explica.

 

ESPORTESNET Saude Bem Estar

 

Fonte: Portal IG e Portal Tua Saúde