A+ R A-

Sampaoli e Renato Gaúcho mostram uma boa lição a nós

 

    Os campeonatos estaduais começaram e como sempre, os treinadores com aquele dilema, se ganham o torneio não fizeram mais que a obrigação se perdem, também perdem o cargo.

    A grande questão é que neste início de temporada Sampaoli e Renato Gaúcho mostram que é possível sim jogar bom futebol com resultado.

    Resultado é uma palavra que mudou o comportamento dos treinadores do futebol nacional, em detrimento da manutenção do cargo, abrem mão de realizarem um trabalho de aprofundamento técnico e tático para lutar unica e exclusivamente pelo resultado. Estão errados? Talvez não, ainda mais com uma cultura onde o treinador no Brasil não tem o devido valor por parte das instituições.

   Mas o talvez fia por conta de se mostrar que é possível, desde que com planejamento é possível ver bom futebol com resultado.

   No clássico paulista, Sampaoli mostrou um Santos com elenco limitado, a tal quarta força, com muita intensidade na marcação, e com velocidade nas alas, tirando todo o espaço de contra ataque do time Sãopaulino.

    Renato Gaúcho também mostrou um time que tem um meio campo que evolui com toques rápidos e boa flutuação e uma zaga consistente e equilibrada, fazendo do Grêmio já um dos expoentes a protagonista do futebol Brasileiro.

   Chama a atenção a boa postura do alvinegro praiano, com suas alas subindo muito, mas sem deixar espaços abertos, graças ao posicionamento de seus defensores que ocupam o espaços das alas deixando o adversário praticamente sem espaço de encaixar o contra ataque.

   Esperemos que as lições de Sampaoli se propagem, assim como as de Renato Gaúcho, para que eles influenciem ou reacendam a essência de nosso futebol, o futebol tupiniquim que nas últimas décadas se "europirazaram" demais.

 

Santos Sao Paulo Futebol Paulista 2019