A+ R A-

Seleção na copa e outras histórias.

 

Brasil Alemanha Copa 2014 ESPORTESNET 01

No Tatico ESPORTESNET Fernando Alves Firmino

     Quando falarmos no futuro de como foi a participação do Brasil na Copa do Mundo 2014, muitas histórias serão contadas, muitas delas, com uma carga de fantasia e teorias da conspiração, como é de praxe do Brasil, por nunca, admitir que o trabalho foi mal feito.

     Como o ESPORTESNET tem a marca de ser democrático, deixo claro que as linhas a seguir são de minhas opiniões, minha visão e análise sobre o que vi da seleção brasileira de futebol e não da copa do mundo.

     A principal causa para o fracasso da seleção brasileira é que a "safra" é ruim, temos jogadores que não são os principais nos seus clubes, são meros protagonistas e alguns, só coadjuvantes. Hulk é a maior contratação do "poderoso" Zenit, Fred é a estrela cadente do Fluminense que deixou de ser grande e pensar grande a muito tempo, Oscar é reserva de William no Chelsea e na seleção é o contrário.

     Não foi o apagão mencionado por Felipão que condenou a seleção...não devemos nos iludir com isto. 

     A seleção errou desde o começo da Copa, sofrendo contra a Croácia, México e Camarões, que não venceram o Brasil por incopetência, pois convenhamos, eu comemorei, vibrei, mas não vi futebol, vi uma seleção que renegou seu futebol, dependendo demais de Neymar e de sua dupla de zaga.

     Felipão então merece um capítulo a parte, renegou a quem é, perdeu a mão com o rebaixamento do Palmeiras e mesmo com esta falha terrível no currículo, foi chamado para a seleção, o imediatismo foi bom, pois vencemos a Copa das Confederações após o péssimo trabalho de Mano Menezes, mas algumas heranças dele continuaram a atormentar, mas foram esquecidas, pois a equipe havia vencido a até então campeã mundial Espanha.

Banner Copa 2014 ESPORTESNET ESPORTE MANIA

      Jogamos a Copa com o treinador acreditando em um esquema que não funcionava, com Daniel Alves, que é péssimo lateral direito, ala, como quiserem chamar, um jogador que pode ter  um caráter sensacional, mas estou avaliando sua qualidade e é horrível. Fred nem precisamos de muito para falar do atacante da Eletropaulo, o poste, fisica deplorável e táticamente ele é uma peça inútil.

    Claro que ele é um jogador que depende do esquema tático que não funcionou para ele. Logo se torna uma peça inútil. Só que o treinador não quis abrir mão do esquema e pagamos o preço.Um preço que pela tradição do futebol nacional, não deveriamos ter pago, mas isto tudo é reflexo do trabalho dos clubes, da direção da confederação, devemos resgatar nossa cultura futebolística.

     Nosso calendário precisa de uma adequação para que nossos clubes possam voltar a estar presente em intercâmbios e torneios e assim como nos anos 60, 70 e 80 onde os clubes brasileiros iam a Europa e Ásia, abriam mercado e ainda cresciam. Agora é espeerar 2018, copa na gélida Rússia, que os comandantes do futebol nacional acordem ou os tropeços se repetirão.

 

Por: Profº Fernando Alves Firmino - MTB: 71668/SP

Brasil Alemanha Copa 2014 ESPORTESNET 02