A+ R A-

Nó Tático: Seleção começa seus trabalhos...

 

Tiago Silva CBF ESPORTESNET 01 Junho 2014

     O zagueiro Thiago Silva e os volantes Paulinho e Fernandinho não viajarão para Goiânia, onde a seleção brasileira vai disputar um jogo amistoso contra o Panamá, na terça-feira. Será o penúltimo jogo da equipe antes da estreia na Copa do Mundo.

 

    

 

     Em 2002 na Copa do Japão/Coréia, onde o Brasil conquistou o penta, este simplório colunista escrevia no ESPORTESNET em em dois jornais sua coluna Nó Tático, onde eu realizei analises táticas de várias jogadas e seleções, desde então aposentei este tipo de visão, mas amigos, colegas e ex-atletas pediram, e depois da ausência nas copa de 2010, a coluna Nó Tático volta ao ESPORTESNET e espero que os amigos gostem, pois trata-se apenas de visões e opiniões, que não são a verdade, você pode concordar ou não.

     No dia 01 de Junho acompanhei e como sempre com minha prancheta ao lado os treinos do Brasil e fiz algumas simplórias observações.   

O trio ficará na Granja Comary, em Teresópolis, para fazer trabalhos específicos, segundo a CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Dos três, aliás, Paulinho foi o único que não treinou na manhã deste domingo, sendo substituído por Hernanes.

     Com a entrada de Hernanes no lugar de Paulinho o time perde velocidade...mantém a característica de volante de saída, mas é fato que Hernanes não tem a força e qualidade de Paulinho.

     Já com Tiago fora e a entrada de Dante, a seleção continua o equilíbrio na zaga, mas é inegável que perde um líder e força de saída que nosso capitão possui.

     Será um amistoso interessante ainda mais pelo fato de Neymar estar a um gol de marcar 200 como profissional, marca interessante e que pode ajudar na motivação do atleta as vésperas da Copa do Mundo.

 

No Tatico ESPORTESNET Fernando Alves Firmino

 

     O clima na concentração é clara...muita união, diversão e Felipão como sempre hiper preocupado com detalhes, tanto que em todos os treinos, foram marcados por treinos de jogadas de bola parada, posicionamento. Preocupação pertinente, tendo em vista que na primeira fase enfrentaremos duas seleções que abusam das jogadas de bola aerea e se utilizam muito da bola parada: Crácia e México.

     Em uma das jogadas treinadas no dia 01 de Junho, percebi a movimentação na falta frontal, onde Neymar ajeita a bola e David Luiz se apresenta também como opção para cobrança, com William abrindo na direita e Marcelo na esquerda para tentar levar a marcação da seleção adversária.

     Logo é bom o Brasil ficar de olhos abertos, pois como Felipão esta mostrando, são detalhes que fazem a diferença.

Banner Copa 2014 ESPORTESNET ESPORTE MANIA

 

 

O Profº Fernando Alves Firmino, Jornalista, Profissional de Educação Física, Palestrante e Professor, foi treinador do Clube Atlético Taboão da Serra de 1998 a 2010, possui dois cursos de treinadores da FIFA e cursos de arbitragem e fisiologia.