A+ R A-

Ayrton Senna...vive

 

Senna Carros Lotus ESPORTESNET

As Lotus pilotadas por Senna.

 

     Me recordo com uma riqueza de detalhes incrível, era um domingo de sol, lindo dia do trabalhador, meu pai caminhou ao banheiro e foi fazer a barba para a jornada de trabalho e eu com 17 anos, fui até a cozinha fazer um suco. Aumentei o volume da TV eu e meu pai assistimos como sempre a largada, ai fui rapidamente fazer o suco dele, de repente fui até a sala "dar uma espiada" quando vi a cena que me marcou eternamente...a batida de Senna. Meu pai em um gesto largou o barbeador, limpou o rosto e silenciosamente foi trabalhar...não era um domingo qualquer...

     Um domingo de dor...perdi meu ídolo, aquele que sintetizava todo o amor e força que eu tenho pelo Brasil, aquele cara que com um país corrupto mas que aquele Ayrton Senna do Brasil tinha orgulho de levantar a bandeira de seu povo.

     Ele que foi um fenômeno tão grande na F-Ford e outras categorias que Silverstone ganhou o apelido de Silvastone. Ele que veio a estrear na modesta Toleman e fez bonito, tirando do carro o que podia...chamou a atenção do time fundado pelo grande Colin Chapman e não é que aquele franzino menino estreou na Lotus?

Senna F1 Todos ESPORTESNET

 

Todos os carros pilotados por Senna.

 

     E deu trabalho em sua passagem pela Lotus, ganhando corridas, mostrando que pole position era com ele, 65 em toda a carreira.

     Chamou a atenção da McLaren, logo Ron Dennis trouxe o menino para a equipe inglesa e ele começou muito bem no novo time, o melhor carro e o melhor piloto, o casamento perfeito. E neste casamento havia o cunhado chato para atrapalhar...Alain Prost, este foi o cara que só enriqueceu a linda história do nosso campeão, cada briga, discussão, foram pegas incríveis. Eu debutei em Interlagos com 16 anos, assitindo o conturbado GP do Brasil...um dos piores carros que Senna teve na McLaren, aquela McLaren/Ford era linda, mas ruim demais...e Senna ligou? Não...ele largou bem, viu as Williams se mandarem, sofreu com um tal de Schumacher, mas quando a chuva caiu...a meu amigo, vi sob aquela água toda um Senna dando show...Prost rodou sozinho e Ayrton disparou e administrou a vitória com maestria.

     Em Mônaco ele virou rei, o rei de um país presidencialista, tão rei quanto nosso querido Pelé, que vocação para a monarquia o Brasil tem não é? Em sua pista favorita como ele mesmo dizia, Spa ele fez muitos espetáculos. Senna era incrível, ao ponto de fazer um dos mais frios e metódicos países do mundo se curvarem a ele, o Japão...e como ele é querido até hoje no Japão. E o que dizer de Donington Park, GP da Europa de 1993, a largada mais espetacular da história do automobilismo...

     Mas em 1994...o destino realizou o seu maior sonho, correr na equipe que ele experimentou pela primeira vez a Williams, ela que naquele ano era a equipe mais poderosa do mundo, sem dúvida e tudo dizia que mais uma vez o casamento perfeito se repitiria, o melhor piloto e a melhor equipe, não foi bem assim, quis o destino que na curva Tamburello em San Marino, no circuito Enzo e Dino Ferrari sua vida tivesse fim, morreu fazendo o que mais amava, na equipe que mais quis, mas no ano do Tetra, perdemos o nosso rei...perdi um pedaço do meu coração, mas não de meu encanto, pois em curvas tortuosas de poesias destroçadas, sempre me encontro com a magia e a alegria pelo Brasil que ele ajudou a plantar dentro do meu coração.

     Senna nos deixou fisicamente, mas seu legado foi incrível...pessoas que nunca o viram correr o ovacionam, gerações que nunca sentiram o arrepio de o ver em uma pista acelerando, são fãs.


     Mas como explicar esta dor...como dizer o que foi Senna, tentei nas linhas anteriores, relembrando algumas coisas, sem ordem, mas com carinho...vi praticamente sua carreira toda...só posso dizer...mágico e sim...ele vive, dentro de cada um de nós.

 

Matéria do ESPORTESNET na Exposição Senna 20 anos:

 

 

Senna Lotus PitStop ESPORTESNET

 

 

Um pit stop de Senna pela Lotus.

 

 

Senna Prost ESPORTESNET

Prost e Senna na McLaren.

 

 

Senna Quadro Paulo Solariz ESPORTESNET 01

Quadro do gênio Paulo Soláriz.

 

 

Senna Quadro Paulo Solariz ESPORTESNET 02

Quadro do gênio Paulo Soláriz.

 

 

Senna Toleman Teste Rory Byrne Teste ESPORTESNET

Aqui Senna e Rory Byrne em testes com a Toleman/Hart.

 

Senna Williams ESPORTESNET

O último carro de Senna...Williams/Renault.

 

 

Por: Fernando Alves Firmino

MTB: 71668/SP