A+ R A-

Velocult 2014, uma visita mágica

 

VELOCULT ESPORTESNET

designer-paulo-solariz-mostra-os-novos-trofeus-do-gp-brasil-de-formula-1-1385066286358 956x500

 

     No dia 15 de Março o ESPORTESNET teve a honra de estar presente ao Velocult. Evento de cunho cultural que visa, valorizar e resgatar a cultura do automobilismo nacional, que esta na sua quinta edição.

    Fui até o Conjunto Nacional na linda Avenida Paulista, coma expectativa de tirar fotos e efetuar o registro deste lindo evento, mas ganhei um prêmio daqueles dignos de serem transformados em troféu.

    Durante quase que uma hora estive na companhia do idealizador, o grande Paulo Soláriz.

    A conversa só mostrou a mim o quão este valente artista luta pela preservação e perpetuação da cultura do esporte. Correndo por carros e peças esquecidas em porões e garagens pelo Brasil, passando as gerações mais novas o quão nosso esporte possui heróis, lindas histórias que muitos nem conhecem.

     Triste saber que um certo instituto....não permite que se homenageie Ayrton Senna, instituto este que ainda não respondeu ao ESPORTESNET sobre o questionamento feito. Mas é absurdo que este instituto, que é um grande aliado da Rede Globo, uma defensora da ditadura da mídia, pois ela só manda em tudo, só permite homenagem a Ayrton Senna com claros interesses financeiros.

     Devo lembrar se o referido instituto não sabe...que Ayrton Senna é um herói nacional, como Pelé, Garrincha, Adhemar Ferreira da Silva, João do Pulo, dentre tantos...

    Heróis nacionais não podem ser retirados da manifestação popular, do imaginário das gerações...ou será que o todo Global Instituto ira processar cada criança que tirar fotos com os famosos macacões da McLaren? Serei proibido de colocar fotos do meu autógrafo no Ayrton? Minha miniatura da McLaren será confiscada?

    A verdade sempre vem a tona e os batalhadores verdadeiros e os morais heróis do esporte nacional sempre prevalecerão.

     Mas após este desabafo contra pessoas com a mentalidade ditatorial e possessiva, devo compartilhar a notícia maravilhosa que Soláriz me adiantou que em breve estreará no nosso maravilhoso e abandonado Autódromo de Interlagos uma categoria mágica eu diria, que fará muita gente se arrepiar e chorar de alegria, a Old Stock Car. Uma categoria que já tem para alinhar no grid 12 carros, todos Opalões 6 cilindros em linha, como no modelo 1979...adivinha quem estará lá? O ESPORTESNET é claro.

    A taça se chamara Camilo Christófaro (*27.04.1928  +28.08.1994) que depois colocarei uma matéira sobre este grande nome do automobilismo nacional e no troféu segundo revelação do Soláriz, tera a famosa Carretera 18 no topo. Maravilhoso.

Carretera 18 Camilo Christofaro ESPORTESNET

 Olha ai a famosa Carretera 18.

 

 

Ouça um pouquinho do Paulo Soláriz falando ao ESPORTESNET com exclusividade no dia 15 de Março de 2014:

 

 

    Mas quero voltar a dizer da minha emoção no Velocult, por ver as obras de arte de Paulo Soláriz, do querido Ademar Cabral, sim aquele que fez aquela réplica do carro da McLaren do Ayrton que apareceu no carnaval carioca, ele é um artista de mão cheia e não poderia estar junto de outro gênio que não o Soláriz.

    No Velocult tive a honra de ver o lindo carro que Paulo Gomes faturou o título da Stock em 1979, sensacional. Carros que foram pilotados pela lenda Bird Clemente, indescritível a sensação, entre tantos outros nomes e mitos. Claro não posso me esquecer do FD-01, marco do automobilismo brasileiro, primeiro F-1 nacional da equipe Fittipaldi, que é um dos homenageados do Velocult e não cobrou nada pela homenagem, viu Instituto Ayrton Senna, nem armou barraco.

     O Velocult é um evento magnífico, emocionante, educativo. Não é a toa que passam por la aproximadamente mais de 1 milhão de pessoas...sim isto mesmo...1 milhão de pessoas, é maravilhoso não é? Vale a visita, vale o registro, leve seus filhos, amigos, vizinhos para conhecerem e sentirem a emoção real do automobilismo brasileiro que é tão rico.

ESPORTESNET Fernando Alves Firmino Velocult 15 03 2014 104

 

 

Quer ver mais fotos do VELOCULT 2014? Clique aqui e confira o super albúm feito pelo ESPORTESNET

 

 

Patrocinam o Velocult:

Petrobras

Governo Federal

 

O Velocult em sua quinta edição conta com o apoio:

Confederação Brasileira de Automobilismo

Condominio Conjunto Nacional

Mitsubishi Motors

Soláriz Eventos

São Paulo Turismo

Churrascaria Grill Hall Paulista

Livraria Cultura