A+ R A-

A evolução do futebol masculino nos Estados Unidos

 

ESPORTESNET Futebol Soccer Criancas Children 001

     Os Estados Unidos da América (EUA) é conhecido como uma grande potência na maioria dos esportes, tanto individuais como os coletivos.

     Porém, entre os coletivos, o futebol masculino é uma exceção, pois os garotos americanos não possuem a cultura da prática desse esporte.

     Ao contrário da cultura brasileira, normalmente, as meninas que começam a jogar futebol, enquanto os meninos preferem outras modalidades. Além disso, os melhores jogadores e times de futebol masculino se encontram nos países europeus e sul-americanos.

     Apesar disso, nos EUA existem jogadores com grande potencial para o futebol. Atualmente, esse esporte vem crescendo muito e está passando a ser um dos mais praticados, principalmente, pelas crianças americanas.

     Uma pesquisa realizada pelo canal de televisão americano ESPN e divulgada pelo site “Máquina do Esporte” no Brasil mostra que, entre os jovens de 12 a 24 anos de idade, o futebol já é o segundo esporte favorito, ficando atrás apenas do futebol americano e ficando à frente de outras modalidades esportivas tradicionais do país como o basquete e o hóquei.

     Recentemente, o “Sport Business Journal”, um dos principais jornais esportivos americanos, publicou uma reportagem mostrando números de seguidores de marcas relacionadas ao esporte no facebook e no twitter, que são os meios de comunicação mais utilizados pelos jovens. Das cinco marcas esportivas mais seguidas, quatro delas são clubes de futebol.

     Este crescimento está acontecendo muito rápido, já que a principal liga americana, Major League Soccer (MLS), foi fundada apenas em 1996. Nos últimos anos grandes astros do futebol, como o craque inglês David Beckham, o americano Landon Donovan, o francês Thierry Henry e, recentemente, o brasileiro pentacampeão Juninho Pernambucano, são jogadores da MLS, que hoje é transmitida pela Fox e ESPN.

      A presença destes nomes pode ter contribuído para o futebol ser um dos três esportes mais assistidos pelos americanos atualmente como mostra outro estudo do site “Máquina do Esporte” e o “Blog Militar Legal”. 

     Existem empresas no Brasil que, anualmente, proporcionam oportunidades para os brasileiros poderem ensinar o futebol para jovens nos Estados Unidos. A cada ano o número de alunos inscritos nesses camps aumenta, facilitando a difusão do esporte e, consequentemente, elevando a sua popularidade.

     Outro aspecto que favorece esse crescimento intenso é a estrutura que existe para a prática do futebol. Na maioria das cidades americanas é possível encontrar campos em ótimas condições com equipamentos com alto padrão de qualidade disponíveis para a prática. Além disso, existem vários “Field House”, que são locais cobertos e climatizados com campos de gramado sintético, onde se pode treinar independente das adversidades climáticas.

     Algumas barreiras encontradas nos EUA são o amadorismo e a falta de conhecimento das pessoas que trabalham com o futebol nestes espaços.

     Muitas vezes, os treinadores são pais que trabalham de forma voluntária e que pela falta de conhecimento do esporte e de embasamento pedagógico adequado não proporcionam treinamentos de qualidade compatível com as faixas etárias, não contribuindo para o desenvolvimento adequado dos jogadores.

     Portanto, com a aquisição desta cultura futebolística e a melhoria de recursos humanos capacitados para oferecer treinos de qualidade, em pouco tempo, os Estados Unidos podem se tornar uma potência no futebol masculino.

 

Pedagogia Cia ESPORTESNET

Referências

Futebol é o segundo mais popular entre jovens dos EUA, diz estudo. Disponível em: http://www.maquinadoesporte.com.br/i/noticias/marketing/25/25428/Futebol-e-o-segundo-mais-popular-entre-jovens-dos-EUA-diz-estudo/index.php. Acesso em: 08 de fev. 2013.

European teams lead social media boom. Disponível em: http://www.sportsbusinessdaily.com/Journal/Issues/2011/04/25/Media/Social-Media.aspx?hl=barcelona%20real%20madrid%20manchester%20united%20arsenal%20los%20angeles%20lakers&sc=0. Acesso em: 08 de fev. 2013.

Futebol bate NBA em audiência nos EUA. Disponível em: http://www.maquinadoesporte.com.br/i/noticias/midia/22/22737/Futebol-bate-NBA-em-audiencia-nos-EUA/index.php. Acesso em: 08 de fev. 2013.

O Crescimento do Futebol (Soccer) nos Estados Unidos. Disponível em: http://militarlegal.blogspot.com.br/2012/01/o-crescimento-do-futebolsoccernos.html. Acesso em: 08 de fev. 2013.

ESPORTESNET Universidade do futebol 001

Fonte: Universidade do Futebol

Henrique Bueno Américo e Israel Teoldo da Costa