A+ R A-

São José e Paulista de Jundiaí seguem firme em busca do acesso

Por Luiz Felipe Gaspar

 

 

 

 

Equipes acostumadas a postular entre os grandes do futebol paulista e brasileiro, mas que hoje atravessam uma situação bem diferente, São Jose e Paulista de Jundiaí buscam voltar ao rumo das vitórias recomeçando no Campeonato Paulista da Segunda Divisão, equivalente a quarta divisão de São Paulo.

Ambas equipes jogaram neste domingo (26) na abertura da 3º fase da competição e venceram.

O São José goleou a Francana por 4x2 pelo grupo 10, enquanto o Paulista bateu o Primavera de Indaiatuba por 3x0.

Pela segunda rodada, no próximo fim de semana, as equipes jogarão fora de seus domínios. A Aguiá do Vale vai até Ribeirão Preto enfrentar o Comercial, enquanto o Galo de Jundiaí viaja até Bebedouro, onde medirá forças contra o Inter.

As duas melhores equipes de cada grupo avançam para a fase semifinal. Apenas o campeão e o vice garantem vaga para a Série A-3 em 2019.

 

Campanhas

 

Na 1º fase as equipes integravam o grupo 4, que ainda contou com Guarulhos, Flamengo de Guarulhos, Amparo, Joseense, União e Atlético de Mogi das Cruzes.

Se enfrentaram por duas vezes, uma vitória do Paulista por 3x0 em Jundiaí e um empate por 1x1 em São José dos Campos.

Mesmo assim o São José terminou na terceira colocação, com 28 pontos e o Paulista ficou com um ponto a menos, na quarta posição.

Na 2º fase a Águia terminou na liderança do grupo 9, que ainda contou novamente com Guarulhos e Flamengo, alem da equipe do Mauá. Já o Galo ficou com a segunda posição do grupo 8, atrás do Comercial. O grupo ainda contou com Bandeirante de Birigui e Itapirense.

 

História - São José

 

O São José ganhou destaque no cenário nacional no começo dos anos 80, quando subiu para a primeira divisão do Campeonato Paulista, em 1981.

No ano seguinte, a ótima campanha no estadual lhe rendeu uma vaga na elite do futebol nacional, o que voltaria a acontecer apenas em 1990, após o segundo lugar na Série B de 1989.

Em 1983 voltou a cair para a segunda divisão paulista e só voltou para a Série A-1 em 1988, quando chegou às semifinais.

Em 1989 conseguiu chegar a final do Paulistão contra o São Paulo, não conseguindo o título.

Sua última participação na elite paulista foi em 1999. Oscilou entre entre as Séries A-2 e A-3 até ser rebaixado para a Segunda Divisão em 2017.

 

História - Paulista

 

Na década de 90 que o clube começou a se destacar no futebol paulista. As parcerias com as empresas Lousano e Parmalat alavancaram o Galo, e o colocaram de volta a primeira divisão do estado e a segunda divisão nacional. 

Mas em meados dos anos 2000 que o Paulista também ficou conhecido nacional e internacionalmente. Em 2004, chega a final do Campeonato Paulista, mas perde o título para o São Caetano. 

Em 2005, o ápice, com a conquista da Copa do Brasil, em cima do Fluminense, com o estádio Jaime Cintra abarrotado. E detalhe, nessa competição, bateu apenas clubes da primeira divisão nacional.

No ano seguinte debuta na Taça Libertadores da América, mas não consegue avançar para as oitavas de final, terminando em último no seu grupo. Destaque para a vitória frente ao River Plate da Argentina por 2x1, em Jundiaí.

Entre 2007 e 2014 só conseguiu boas campanhas na Copa Paulista, mas amargou rebaixamentos no estadual e no campeonato nacional.

Em 2016 disputa a Série A-3 do Paulista e é rebaixado para a Segunda Divisão após uma campanha sofrível.

 

 

saojose

 

paulista galo