A+ R A-

Alemanha repensa o ciclo

     Geração dourada, melhor campanha das eliminatórias européias, atual campeã do mundo. Nada disto valeu para mostrar a força do futebol alemão nesta copa. Não é o fim do futebol alemão, se assim fosse o 7 a 1 teria sido o fim do mundo, mas é fato de que a Alemanha começa a rever todo o processo do último ciclo de trabalho...muito precisa ser revisto.

     Muita coisa foi questionada, a nova geração que renovou a seleção, não empolgou, talvez sentiram o peso da copa e os campeões mundiais em 2014 nenhum chegou a copa em grande fase.O volante Khedira e o meia Özil foram barrados depois da derrota pra o México na estreia. Voltaram como titulares contra a Coreia do Sul e se saíram muito mal. Contra os sul-coreanos, aliás, Thomas Müller foi o barrado da vez. O atacante, que tem dez gols em Copas do Mundo, passou em branco. Os zagueiros Boateng e Hummels também não estiveram bem. O goleiro Manuel Neuer e o meia Toni Kroos tiveram alguns momentos de brilho, mas todos muitos abaixo da crítica.

     O futebol sem brilho muito criticado pela imprensa e torcida alemã não era visto assim pelo treinador Joachim Löw via que o futebol iria aparecer na hora certa...estranho...nos amistosos preparatórios para a copa os resultados foram ruins, uma vitória sem mostrar bom jogo contra a Arábia Saudita e derrotas para Brasil e Áustria, além de um empate com a Espanha.

     Outro fator pode ser o psicológico. Löw declarou por duas vezes em entrevistas na Rússia de que se preocupava em como manter o ânimo do grupo em alta. Ele se referia principalmente aos jogadores campeões do mundo em 2014.

     E finalmente, um dos motivos que muitos acharam estranho quando comparado a 2014: a Alemanha ficou hospedada em um cidade 35 quilômetros de distância de Moscou, uma estrutura super elogiada, mas sem contato algum com o clima da copa, com os torcedores, diferente de quando se hospedaram em Santa Cruz Cabrália (BA) onde era comum episódios de confraternização e simpatia dos alemães com os torcedores e comunidade local. Tudo isso fez o grupo ficar isolado demais.

     Agora é juntar os cacos, na imprensa alemã, a pressão para o fim da "Era Löw" é grande. Tudo isso será colocado a prova agora com o aguardado posicionamento da Federação Alemã sobre o futuro dos trabalhos. 

     É fato que como diz uma gíria usada no futebol, o "salto alto" foi nítido em alguns momentos dos germânicos e quando eles quiseram ou acharam que poderiam vencer, o mesmo não ocorreu. O desequilíbrio tático também contribuiu para que o resultado também não aparecesse...meio campo improdutivo e lances estranhos para a seleção alemã nos últimos anos, mas como muitos torcedores: bis später (até mais)

 

COR X ALE Copa do Mundo 27 junho 2018 Getty Images ESPORTESNET 038

 

COR X ALE Copa do Mundo 27 junho 2018 Getty Images ESPORTESNET 017

 

COR X ALE Copa do Mundo 27 junho 2018 Getty Images ESPORTESNET 004

 

COR X ALE Copa do Mundo 27 junho 2018 Getty Images ESPORTESNET 022