A+ R A-

Nó tático na Copa - dia 16 de junho

 

 

     Vamos fazer aquela análise RDO (Rápida, direta e obejtiva) dos jogos da Copa sempre aqui na Coluna Nó Tático.

     Resultado FRA X AUS Copa 2018 Radio ESPORTESNET Getty Images FIFA 16 junho 2018 001

 

    E a França, uma das favoritas ao título pela grande imprensa decepcionou apesar da vitória, um time com muita lentidão na saída, meio campo perdido. Com a ajuda valorosa do VAR(Assistente de vídeo) lances foram favoráveis a seleção francesa que buscou de forma desorganizada ao ataque.

     O time treinado por Didier Deschamps foi muito mal. E colocou sobre o treinador a pressão que ele próprio criou com suas escolhas. Os dois piores jogadores da partida foram apostas do técnico: Tolisso e Dembélé, com Matuidi e Giroud, antigos titulares, relegados ao banco.

     O trio de ataque formado por Mbappé, Griezmann e Dembélé se movimentou muito, mas sem sentido algum em busca do gol.

     O fato é de que Didier apostou e se deu mal, conseguiu os três pontos o que alivia sua conta, mas o time precisa se encontrar e logo ou o favoritismo vai se esvair de forma rápida.

 

ARG X ISL 2 Copa 2018 Radio ESPORTESNET Getty Images FIFA 16 junho 2018001

 

     E nossos hermanos entraram em campo com um peso gigantesco: desde 1993 sem conquistar um título internacional e a cobrança recaindo toda sobre Messi. Mas ai vai um detalhe...esta apesar de ser a atual vice-campeã do mundo é a pior geração do futebol argentino. Claro, mencionar isto para a geração PlayStation é uma ofença maior que chutar a santa, mas o fato é que sim, esta geração é horrível, muito fraca comparada as grandes equipes da história do glorioso futebol argentino...o porto seguro dos argentinos é Messi, ele é daqueles jogadores que é um privilégio poder assistir seu futebol.

     Mas em sua estreia encararam os vikings islandeses, e que jogo eles fizeram, literalmente o jogo da vida. Uma entrega incrível, jogando por uma bola, taticamente bem aplicados, tirando os espaços argentinos. A torcida argentina fez sua parte...invadiu a Rússia, mas sua energia não foi suficiente para fazer o time ir a frente, faltou qualidade no meio e no ataque, muito lento e Messi nãoe estava em um grande dia, tanto que perdeu um penal, consagrando o goleiro islandês. É inegável que a seleção argentina tem um problema de que Messi joga sozinho, não tem companheiros a sua altura, isto faz com que ele em certos momentos desapareça. Do lado da Islândia, méritos para seu treinador que sou armar uma boa marcação com destaque para a flutuação da defesa, que sabia cair exatamente no local da jogada tirando as diagonais para passe e os espaços do adversário.

 

PER X DIN Vitoria Resultado Copa 2018 Radio ESPORTESNET Getty Images FIFA 16 junho 2018001

 

    Chegamos ao jogo do Peru, em que veriamos Paolo Guerrero, que após uma guerra nos tribunais, conseguiu estar na Copa. Do outro lado, a Dinamarca, que nem de longe lembra a Dinamáquina da dédaca de 80. Mas um jogador faz os saudosistas olharem com carinho para a seleção nórdica: Schmeichel, filho do grande goleiro da seleção, Peter Schmeichel.

     Dentro de campo a Dinamarca mostrou um pouco de organização, o Peru era mais rápido e ofensivo, mas errava muito no ataque, até que foi marcado um penal para a seleção Sul-Americana, Cueva foi para a bola e...perdeu...

     A Dinamarca se animou, começou a atacar um pouco mais e encontrou o gol da vitória. Duas seleções que não tem chances de avançar, ao menos pelo futebol apresentado.

 

CRO X NIG resultado Copa 2018 Radio ESPORTESNET Getty Images FIFA 16 junho 2018001

 

 

     A Croácia mostrou ser uma das mais fortes de seu grupo. Com um futebol mais organizado frente os animados, porém fracos jogadores nigerianos, o time europeu não encontrou dificuldades  para superar o adversário, com mobimentação forte no meio de campo e boa exploração das alas do campo. Ao time da Nigéria foi uma decepção, um grupo jovem e muito desorganizado, ainda imaturo, pela campanha nas eliminatórias esperava-se mais, vamos ver se foi o choque da estreia na Copa do Mundo.

 

No Tatico Fernando Alves Firmino ESPORTESNET 2015