A+ R A-

Stock Car 2016 traz mudanças sutis no carro, mas aumentam segurança e eficiência

 

O JL-G09 começa a temporada mais seguro, mais rápido, mais eficiente e com custo menor às equipes. Entenda as alterações feitas no carro da maior categoria do automobilismo brasileiro

 

Stock Car VICAR Radio ESPORTESNET carro temporada 2016 001Novo tanque de combustível, em fibra de carbono, é mais seguro para o piloto 

 

     O carro da Stock Car traz algumas mudanças para a temporada 2016, que começa no próximo dia 6 com a Corrida de Duplas em Curitiba. Algumas das alterações foram implementadas já durante o curso do campeonato passado, em 2015, como o reposicionamento e redimensionamento dos radiadores de óleo do motor, agora localizados na parte de trás do protótipo aumentando a eficiência na refrigeração e até mesmo na aerodinâmica do bólido.

     Em 2016 outras mudanças entram em prática. A primeira delas é no tanque de combustível. A caixa de alumínio passa agora a ser de fibra de carbono, mais leve, resistente e segura, além de ajudar na absorção de impacto em caso de acidentes. Dentro, uma bolsa de borracha que leva toda a gasolina - como já era no passado. A posição do tanque foi mantida - onde em um carro comum ficaria o assento do passageiro -, mas a peça agora está mais baixa para facilitar a saída do piloto pelo lado direito do carro em caso de necessidade.

     Todo o conjunto da direção também foi substituído. Caixa e bomba de direção foram atualizados por peças mais modernas, mais eficientes e de custo mais baixo. Este também foi um dos itens mais testados durante o ano passado pela JL, empresa que constrói e prepara os carros da maior categoria do automobilismo brasileiro. As pastilhas de freio também mudaram. Duramente testadas durante todo o ano de 2015, o novo material agora é desenvolvido e fornecido pela Fras-le.

     Na parte da frente, novas mudanças. O assoalho dianteiro foi redesenhado para otimizar o fluxo de ar. Antes confeccionado em madeira e fibra de vidro, o assoalho agora vira uma peça única em fibra de carbono, mais leve e resistente.Assim como as tomadas de ar, também em carbono, agora maiores para permitir uma refrigeração mais eficiente do motor e para os freios, direcionando mais ar para o radiador dianteiro e para os dutos que conduzem aos discos de freio das rodas da frente.

Stock Car VICAR Radio ESPORTESNET carro temporada 2016 002

Assoalho em carbono traz mais segurança e eficiência aerodinâmica

 


INGRESSOS PARA A ABERTURA DA TEMPORADA


     As entradas podem ser adquiridas pelo site www.ticketsforfun.com.br. Se a opção é por uma loja física, os ingressos podem ser comprados também na Fnac do Park Shopping Barigui em Curitiba (Rua Professor Pedro de Souza Viriato Parigot, 600) de segunda-feira a sábado das 11 às 18 horas. Outra opção é a bilheteria do Autódromo Internacional de Curitiba (Avenida Iraí, 16, Pinhais), que vai funcionar na véspera da corrida (sábado, dia 5) das nove às 17 horas e no domingo (6 de março) a partir das sete da manhã.

     Os ingressos de arquibancada custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia entrada) por pessoa. Para o domingo, há a opção de entrada de arquibancada com visitação aos boxes (em horário determinado pela organização do evento), ao valor de R$ 120 por pessoa e que deve ser comprado antecipadamente.

     Há também a opção pelo ingresso do Camarote Paddock, que é um espaço decorado com serviço de buffet e TVs para uma melhor visão da corrida em pontos estratégicos. A credencial do paddock também dará direito à visitação aos boxes no domingo em horário pré-determinado.

     Estudantes de ensino regular, idosos, maiores de 60 anos e aposentados têm direito à meia entrada mediante apresentação de documento que comprove a concessão do desconto na compra e também no acesso ao evento. O evento é para maiores de cinco anos, sendo proibida a entrada de crianças abaixo desta idade. Menores entre 5 e 14 anos deverão estar acompanhados dos pais ou representantes legais maiores de 18 anos (parentes de primeiro grau) e também deverão portar documento original com foto ou certidão de nascimento original.

PROGRAMAÇÃO:

Quarta-feira, 2 de março
13h00 - 13h50 - Reconhecimento de pista (pilotos e chefes de equipe)
15h40 - 16h00 - Shakedown (Grupo 1 - pilotos titulares) Stock Car
16h10 - 16h30 - Shakedown (Grupo 2 - pilotos titulares) Stock Car

Quinta-feira, 3 de março
10h00 - 10h40 - 1o Treino Extra (Grupo 1 - pilotos titulares) Stock Car
10h50 - 11h30 - 1o Treino Extra (Grupo 2 - pilotos titulares) Stock Car
12h30 - 13h00 - 1º Treino Extra Campeonato Brasileiro de Turismo
13h15 - 13h55 - 2o Treino Extra (Grupo 1 - pilotos titulares) Stock Car
14h05 - 14h45 - 2o Treino Extra (Grupo 2 - pilotos titulares) Stock Car
15h00 - 15h30 - 2º Treino Extra Campeonato Brasileiro de Turismo

Sexta-feira, 4 de março
08h00 - 09h00 - 1o Treino (Grupo 1 - piloto convidado) Stock Car
09h10 - 10h10 - 1o Treino (Grupo 2 - piloto convidado) Stock Car
10h25 - 11h05 - 1o Treino Oficial Campeonato Brasileiro de Turismo
12h10 - 12h50 - 2o Treino (Grupo 1 - qualquer piloto) Stock Car
13h00 - 13h40 - 2o Treino (Grupo 2 - qualquer piloto) Stock Car
13h55 - 14h35 - 2º Treino Oficial Campeonato Brasileiro de Turismo
14h50 - 15h50 - 1o Treino (C250 Cup) MB Challenge
16h00 - 17h00 - 1o Treino (CLA AMG Cup) MB Challenge
17h00 - 18h00 - Foto oficial (todos os pilotos) Stock Car

Sábado, 5 de março
08h00 - 08h20 - 2o treino Oficial Campeonato Brasileiro de Turismo
08h30 - 09h10 - 3o Treino (Grupo 1 - qualquer piloto) Stock Car
09h20 - 10h00 - 3o Treino (Grupo 2 - qualquer piloto) Stock Car
10h10 - 10h30 - Classificação Campeonato Brasileiro de Turismo
10h40 - 11h40 - 2o Treino (CLA + C250) MB Challenge
12h00 - 13h00 - Classificação Stock Car
14h25 - Largada (corrida 1) Campeonato Brasileiro de Turismo
15h15 - 15h35 - Classificação (CLA AMG Cup) MB Challenge
15h45 - 16h05 - Classificação (C25 Cup) MB Challenge

Domingo, 6 de março
09h10 - Largada (Corrida 2) Campeonato Brasileiro de Turismo
10h35 - Largada Mercedes-Benz Challenge
12h30 - Largada Stock Car
14h00 - 15h00 - Visitação aos boxes + volta rápida